Seja bem vindo ao meu canal de medicina funcional!

Vou falar um pouco do meu trabalho dentro da área da medicina que escolhi atuar. Quando comecei a trabalhar com pacientes em uso de Cannabis medicinal eu percebi que a doença era a ponta do iceberg. Percebi que existiam naqueles pacientes padrões, comportamentos e estilos de vida que na realidade, estavam causando aquelas doenças.

Na medicina tradicional, quando ficamos doentes, ou temos uma doença crônica, tratamos na maioria das vezes os sintomas, e não a causa, a raiz do problema. A grande diferença entre essas duas abordagens, é que na medicina funcional, aprendemos a compreender e a restabelecer as funções fisiológicas do organismo, e para isso existem 7 pilares principais:

Image

O PRIMEIRO É OTIMIZAR SUA NUTRIÇÃO

Nós somos feitos do que comemos.

Nossa biologia, nossa bioquímica e fisiologia, precisam de certas matérias primas para funcionar de maneira ideal. O equilíbrio e a qualidade corretas das proteínas, gorduras e carboidratos; as vitaminas e minerais certos, na dose certa, e todos os pigmentos coloridos dos alimentos vegetais, chamados fitonutrientes são fundamentais para sustentar a nossa saúde e bem estar.

Quase todos nós somos nutricionalmente desequilibrados de uma forma ou de outra. Eu costumo dizer no consultório que comida não é caloria, é informação, são códigos que tem o potencial de ativar e desativar nossos genes, chamamos isso na ciência de epigenética.

O SEGUNDO PILAR ESTÁ NO EQUILÍBRIO HORMONAL

Nossos hormônios são uma orquestra sinfônica, isso inclui hormônios da tireóide, hormônios sexuais e de resposta ao estresse, insulina e muito mais. Eles têm que trabalhar em harmonia para você ser saudável.

O TERCEITO PILAR É SOBRE A INFLAMAÇÃO

O nosso sistema imunológico deve nos proteger e nos defender de invasores ou células anormais. Quando ele está hiperativado ou deprimido, ficamos doentes. A inflamação do cérebro, por exemplo, é um tema central para quase todas as condições psiquiátricas e neurológicas, assim como a maioria das doenças crônicas. Se você está sobrepeso ou apresenta alguma doença crônica, provavelmente está inflamado.

O QUARTO PILAR É SOBRE A SUA DIGESTÃO

Digerir, absorver e assimilar todos os alimentos e nutrientes que consumimos, é fundamental para a saúde. Nosso sistema digestivo também deve nos proteger de toxinas internas, bactérias e potenciais alérgenos, como também eliminar os resíduos. O colapso em qualquer parte deste processo também gera doenças. Vocês não fazem ideia, como algumas alterações simples na dieta, a reposição de enzimas digestivas e outras mudanças no estilo de vida, podem trazer mais vitalidade, energia e bem estar.

O QUINTO PILAR É SOBRE A DESINTOXICAÇÃO

Nosso corpo deve eliminar todos os nossos resíduos metabólicos e todas as toxinas que absorvemos do meio ambiente através de nossa comida, ar, água e medicamentos. A carga tóxica no século 21 é esmagadora e muitas vezes nosso corpo não consegue desintoxicar sozinho. Isso também leva à doenças.

O SEXTO PILAR É SOBRE A SUA PRODUÇÃO ENERGÉTICA

A vida é energia. Uma vez que não há mais energia produzida em suas células, você morre. O processo de extrair energia da comida que você come e do oxigênio que você respira é o processo mais essencial da vida. Manter o mecanismo metabólico funcionando sem problemas e protegendo-o de danos é essencial para a saúde. Por isso, quem me conhece, sabe que na prática clínica, dou muita atenção aos otimizadores da função mitocondrial.

E O ÚLTIMO, SÉTIMO PILAR, É SOBRE A SUA MENTE

Uma vida com significado e propósito, uma vida em equilíbrio, em comunidade, com amor, apoio e um senso de fortalecimento são essenciais para a saúde. O estresse esmagador que vivemos agora, incluindo o isolamento social, o trabalho excessivo, criam enormes disrupturas em nosso sistema nervoso, levando ao esgotamento e a depressão.

Isso tudo muda nossa abordagem para a maneira como pensamos sobre as doenças e o corpo humano.

Em resumo podemos iniciar assim: primeiro retiramos tudo que causa o desequilíbrio, como por exemplo, as toxinas, alérgenos, dietas ricas em carboidratos e alimentos processados, infecções e estresse e depois adicionamos aquilo que devolve o equilíbrio: alimentos com alta qualidade nutricional, água, oxigênio, luz, movimento, sono, relaxamento, comunidade, conexão, amor, significado e propósito e a inteligência natural e o sistema de cura do corpo vai cuidar do resto.

Image

COMO A DIETA PODE INFLUENCIAR SEUS GENES

Você tem uma predisposição e sente-se que seu destino está predestinado? A resposta é não.

A epigenética sugere que nosso comportamento pode influenciar quais de nossos genes são ativados ou desativados. Epigenética é o impacto do meio em que você vive na expressão dos seus genes. Este foi um dos maiores avanços da medicina.

A maioria das pessoas tende a atribuir muito poder a seus genes. Eu já vi vários pacientes que culpam a genética por seus males e doenças, mas é seu estilo de vida que está expressando seus genes que determina quem é você, e isso acontece a todo momento. O que você come, como você se move, como você restaura seu organismo, junto com seus pensamentos, sentimentos e conexões sociais, regulam seus genes. Esses genes acabam criando a expressão de quem você é e como você é. Você pode ativar genes que criam saúde ou doença, ganho de peso ou perda de peso.

Alguns genes podem predispor à obesidade, diabetes tipo 2 ou doença cardíaca. Mas a predisposição não é predestinada. Noventa por cento da nossa saúde atual é controlada pelo ambiente em que banhamos nossos genes - a comida que comemos, nosso regime de exercícios, nossa resiliência diante do estresse e nossa exposição a toxinas ambientais. Você não precisa se acomodar e aceitar que está fadado a ficar sobrepeso e doente.

ENTENDA COMO E PORQUÊ A MEDICINA FUNCIONAL PODE AJUDAR VOCÊ

 
Bem vindo ao meu canal de medicina funcional!
Aqui você vai aprender que ser saudável é muito mais fácil e prazeroso do que você imagina!
 

ENTENDA MAIS SOBRE MEDICINA FUNCIONAL:

Afinal, o que é dieta cetogênica?

Chega de dietas milagrosas. Descubra uma nova abordagem alimentar que pode mudar sua saúde e seu peso para sempre!

Veja mais

A verdade sobre o colesterol

Entenda o mito do colesterol e o quanto importante ele é para a sua saúde

Veja mais

Como comer nos dias de hoje?

Cada vez mais entendemos o papel da alimentação na saúde e também na doença. Descubra o que você pode fazer para otimizar a sua vida.

Veja mais

Eixo intestino-cérebro: uma via de mão dupla.

A compreensão dessa relação ajuda a entender como a depressão, a ansiedade e a obesidade estão relacionadas.

Veja mais

Medicina Funcional - trate o sistema inteiro, não apenas os sintomas

Combinações prescritas de medicamentos, vitaminas e minerais, medicamentos botânicos milenares, suplementos, dietas terapêuticas, programas de desintoxicação e técnicas específicas de controle do estresse garantem tanta eficácia, ou mais que os medicamentos alopáticos tradicionais.

Veja mais

Yoga: inúmeros benefícios

Relaxar é melhor do que se imagina

Veja mais