Relaxar é melhor do que se imagina
A prática de yoga aparece aqui para trazer mais uma fórmula ancestral de benefícios para o corpo e mente. Nesse caso em específico é o relaxamento conduzido, conhecido como Yoga Nidra.
E o que essa técnica tem de tão especial?
Ela trabalha diretamente no sistema nervoso, dando um descanso geral no funcionamento do corpo. Quando feita após uma aula de yoga, armazena toda a energia estimulada pela prática para ser usada em outras atividades do dia.
Pouco conhecido, porém eficaz, você pode encontrar no relaxamento final de sua aula de yoga o equivalente a horas de sono bem dormidas.
Vale a pena tentar, pois a prática de Yoga não se resume a posturas difíceis, longas permanências e alongamentos intensos. Essa antiga técnica do “sono yóguico”, como é traduzida, deixa a sua mente em um estado muito mais calmo do que você está acostumado. E a sua saúde pega carona nesse estado e se beneficia de maneira surpreendente. Os efeitos vão desde atenuar o estresse até aumentar o nível de dopamina, o que é ótimo para o seu cérebro.
Essa prática de relaxamento atua também como aliada do sono. Ou seja, restaura aquelas noites mal dormidas. O que acontece é que, apesar de o seu corpo estar relaxado durante o Yoga Nidra, a sua mente se mantém consciente o tempo todo. Pode-se dizer que é uma técnica autoconsciente de sono.
É muito similar à meditação. Você se mantém com a mente alerta e o corpo o menos tenso possível. Para começar basta confiar e se entregar.
Um instrutor de yoga guiará a sua respiração e recitará palavras de relaxamento guiando-o “para dentro”, estimulando-o a não dormir enquanto está em Yoga Nidra.
Você não está vendo, mas uma revolução neurológica está acontecendo no momento do seu relaxamento. O seu cérebro entende que o corpo está dormindo, porém a sua mente está consciente e clara. O resultado disso é um grande alívio para os hiperativos, reduzindo as taxas de estresse, tensão e ansiedade. Ocasionando dias mais bem humorados e leves. No final da sessão pode-se ter melhoras em sintomas como dores nas costas, depressão, artrite reumatoide, insônia, transtorno de estresse pós-traumático e diabetes tipo 2.
Vale lembrar que, por mais cansado que o seu corpo esteja, não se deve usar o Yoga Nidra para dormir. É importante se manter desperto e alerta. E não se preocupe, essa técnica é acessível a todos. É uma das práticas mais fáceis de yoga e não te exige nada, apenas que se mantenha deitado em ‘Savasana’ (a postura deitada). Pronto para começar?