O sono é um pilar do nosso corpo

Na correria do cotidiano, muitos compromissos e tarefas se acumulam, e acabamos sendo negligentes com o nosso sono, o que é errado, porque para mantermos todos os pilares da nossa vida estáveis, é importante ter uma atenção especial com a qualidade do sono.

O sono está ligado a diversas partes da nossa saúde e é por isso que nos sentimos melhores quando estamos descansados. 🛌🏿

👎🏻 A má qualidade ou a falta desse elemento pode causar alterações de humor, desequilíbrios do açúcar no sangue, perdas na memória, contribuição para doenças cardiovasculares, distúrbios de humor, função imunológica deficiente e menor expectativa de vida. Tudo isso acontece porque alteramos hormônios importantes como cortisol, melatonina e adrenalina, por exemplo. Vale lembrar que nossa fisiologia hormonal é como se fosse uma orquestra sinfônica e que basta um instrumento não tocar, e a musica não será a mesma. E isso acontece com a gente também.

Quando dormimos tarde, ou seja, depois das 22:00, estamos colocando a nossa produção de melatonina em risco, e ela exerce muitos outros efeitos além de induzir o sono, como anti-inflamatória e antioxidante, e é chamada do hormônio da juventude.  A partir das 8-9 horas da noite, inicia-se sua produção, com pico de liberação à meia noite, 1 da manhã.

Se dormimos após as 22-23 horas em quartos não totalmente escuros, com luzes de led, tv, luz do ar condicionado, internet, sinalizamos para o nosso cérebro que é dia e não noite, e não há liberação adequada deste hormônio.

Os canabinoides vem sendo estudados como moléculas promissoras nos tratamentos de distúrbios do sono. O canabidiol (CBD), pelo seu efeito ansiolítico tende a melhorar bastante a insônia de indivíduos ansiosos e o THC ajuda em indivíduos com característica de pensamento “ruminante”… ou seja, pensamentos repetitivos que não deixam descansar, desligar.

✔️ Por isso, devemos preparar um ambiente ideal para uma boa noite de sono, com temperatura mais baixa se possível, escuridão total e obviamente o mais cedo possível, assim mantemos um pilar importante da manutenção da nossa fisiologia. Dormir é tão importante quanto permanecer acordado e agora que vocês ja sabem disso, conta para mim o que vai mudar na sua rotina para dormir melhor?